segunda-feira, 19 de março de 2012

              
  
         Viva o hoje o AGORA.. 
Um amigo meu abriu a gaveta da cômoda de sua esposa e pegou um pequeno pacote embrulhado com papel de seda: "Isto - disse - não é um simples pacote". Tirou o papel que o envolvia e observou a bonita seda e a caixa.

"Ela comprou isto na primeira vez que fomos a Nova York, há uns 8 ou 9 anos. Nunca o usou. Estava guardando-o para uma ocasião especial.
Bem, creio que esta é a ocasião".
Aproximou-se da cama e colocou a prenda junto com as outras roupas que ia levar para a funerária. Sua esposa tinha acabado de morrer.
Virando-se para mim, disse: "Não guarde nada para uma ocasião especial. Cada dia que se vive é uma ocasião especial". Ainda estou pensando nestas palavras... e já mudaram minha vida. Agora estou lendo mais e limpando menos. Sento-me no terraço e admiro a vista sem me preocupar com as pragas, fico mais tempo com minha família e menos tempo no trabalho. Compreendi que a vida deve ser uma fonte de experiências a desfrutar, não para sobreviver. Já não guardo nada.
Uso meus copos de cristal todos os dias. Coloco uma roupa nova para ir ao supermercado, se me der vontade.
Já não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais, uso-o quando tenho vontade. As frases "algum dia..." e "qualquer dia..." estão desaparecendo de meu vocabulário. Se vale a pena ver, escutar ou fazer, quero ver, escutar ou fazer agora.
Não estou certo do que teria feito a esposa de meu amigo se soubesse que não estaria aqui para a próxima manhã que todos nós ignoramos.
Creio que teria chamado seus familiares e amigos mais próximos.
Talvez chamasse alguns amigos antigos para desculpar-se e fazer as pazes por possíveis desgostos do passado.
Gosto de pensar que teria ido comer comida chinesa, sua favorita.
São estas pequenas coisas deixadas por fazer que me fariam desgostoso se eu soubesse que minhas horas estão limitadas. Desgostoso, porque deixaria de ver amigos com quem iria me encontrar. Cartas... cartas que pensava escrever "qualquer dia destes". Desgostoso e triste, por que não disse a meus irmãos e meus filhos,
com suficiente freqüência, que os amo. Agora, trato de não atrasar, adiar ou guardar nada que traria risos e alegria para nossas vidas. E, a cada manhã, digo a mim mesmo que este será um dia especial.
Cada dia, cada hora, cada minuto é especial. Se você recebeu isso, é porque alguém gosta de você e porque, provavelmente, há pessoas de quem você gosta.
Se você está muito ocupado para gastar uns poucos minutos para enviar
"qualquer dias destes", pense que este "qualquer dia" está muito distante... ou pode não chegar nunca.

quinta-feira, 8 de março de 2012

                                                            

                                           O TEMPO DE DEUS      
“Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e de se arrancar o que se plantou; Eclesiastes,  3. 2"
“Tudo tem o ser tempo determinado,  e há tempo para todo o propósito  debaixo do céu:     há tempo de nascer  e tempo de morrer;  tempo de plantar e tempo de arrancar o que plantou;    tempo de matar  e tempo de curar, tempo de derribar e tempo de edificar;  tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear  e tempo de saltar;    tempo de espalhar pedras e temppo de ajuntar pedras;  tempo de abraçar   e tempo de afastar-se  de  abraçar;   tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;  tempo de rasgar e tempo de  coser;   tempo de estar calado e tempo de falar;    tempo de amar e tempo de aborrecer;  tempo de guerra e tempo de paz.  Que vantagem tem o trabalhador naquilo em que trabalha?   Tenho visto  o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir.    Tudo fez formoso em seu tempo;  também pôs o mundo no coração deles; sem  que o homem possa descobrir  a obra   que Deus fez desde o princípio  até ao fim.    Já tenho conhecido  que não há  coisa melhor  para eles do que se alegrarem e fazerem bem na sua vida;    e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho.  Isso é dom de Deus.    Eu sei que tudo quanto Deus  faz durará eternamente;   nada  se  lhe deve acrescentar  e nada se lhe deve tirar.  E isso faz Deus para  que haja  temor  diante  dEle.    O que é   ja’   foi; e o que há de ser também  já foi;  e Deus pede conta do que passou.  Ví mais  debaixo do sol:  no lugar do juízo, impiedade;  e no lugar da justiça, impiedade  ainda.    Eu disse no meu coração:    Deus julgará o justo e o  ímpio; porque há um tempo para todo intento  e para toda obra.  Disse eu no meu coração; é por causa  dos filhos dos homens, para que  Deus possa prová-los, e eles  possam ver que são em si mesmos como os animais.   Porque o que sucede aos filhos,  isso mesmo também sucede  aos animais;  a mesma coisa  lhes sucede:  como morre um, assim morre o  outro, todos têm o mesmo fôlego;  e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.  Todos vão para um lugarç todos são pó e todos ao pó tornnão encontrarão.   Quem  adverte   que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o  fôlego dos animais desce para baixo da terra (interrogo).   Assim que tenho visto que não  há  coisa melhor do que alegrar-se o homem  nas suas obras, porque essa é a sua porção;   porque quem o fará voltar para ver o que será depois  dele (interrogo).
O principal foco de Salomão recomendou que fizessemos da vida uma grande  festa, agindo de maneira irresponsável( interrogo).   Não.   Ele nos encorajou a encontrar prazer no que estamos  fazendo é desfrutar a vida porque ela foi dada por Deus.  A verdadeira alegria é alcançada quando seguimos os padrões que o Senhor estabeleceu para a vida.   Sem Ele, a satisfação  é uma busca mal sucedida.   Aqueles  que realmente conhecem a felicidade, são os que vivem  cada dia como um presente de Deus, agradecendo-lhe e servindo-lhe por meio dela.   Quem não tem Deus  não encontra o alívio para  a fadiga nem a direção para enfrentar os problemas.
O principal foco  de Salomão nesta passagem é que Deus tem um plano  para todas as pessoas.   Ele estabeleceu ciclos para a vida, em cada um deles  há trabalhos que que devemos realizar.  Apesar de enfrentarmos muitos problemas  que parecem contradizer os planos de Deus, estes não devem ser barreiras para crermos nEle, antes, devem ser vistos como  oportunidades  para descobrirmos que, sem Deus, os problemas da  vida não tem soluções permanentes!
O tempo é importante.   Todas  as experiências  listadas  nestes versículos  são  apropriadas  em certas épocas.   O segredo para ter paz com Deus  é descobrir, aceitar e apreciar o tempo perfeito de Deus.  O perigo está em duvidar  ou ressentir-se  em relação ao momento do Senhor.  Isto pode levar  ao desespero, à rebelião  ou a seguir em frente sem o conselho dEle.
O cristão pode odiar (interrogo) Não devemos odiar as pessoas más,  mas o que elas fazem.   Não devemos aceitar o fato de  pessoas   serem maltratados, crianças morrerem de fome e de o nome de Deus ser desonrado.   Além disso, devemos odiar o pecado  em nossa vida, pois é o que Deus reprova (ver Salmo 5.5).
Sua capacidade de encontrar a satisfação em seu trabalho depende muito da sua atitude.   Você  ficará insatisfeito se perder de vista o propósito  que Deus tem para ele.  Mas poderá alegrar-se se lembrar  que  Deus nos deu um trabalho a realizar e nos capacitou  a perceber o fruto  do  nosso trabalho é  um presente  de Deus!
Deus  pôs o mundo  no coração do homem (verso 11). Em outra versão  foi usado o termo ‘eternidade’ .   Isto significa que nunca poderemos ficar completamente satisfeitos com os  prazeres e com o que almejamos fazer na terra. Pelo fato de sermos criados à imagem de Deus, temos uma sede espiritual e um valor  eterno;  isto implica que nada, a não ser o Deus eterno,  é capaz  de satisfazer-nos   verdadeiramente.  Ele pôs  em nós um incansável  anseio  por um  mundo perfeito que só pode ser encontrado   em sua perfeita lei.    Deus  nos deu  um vislumbre de perfeição  em sua criação.  Mas é apenas  um vislumbre;  não podemos ver o futuro  ou compreender  todas as coisas.   Assim sendo, devemos confiar  nEle   agora e fazer  a sua obra  na terra.
Ser feliz e fazer o bem são objetivos  valiosos na vida, mas podemos buscá-los de maneira errada.  Deus deseja que desfrutemos a vida.  Quando  temos a visão correta, descobrimos que o verdadeiro prazer  consiste em considerar  e  desfrutar tudo o que temos como dádivas de Deus,   não colocando nosso prazer  no que acumulamos.
Qual  é o propósito da vida (interrogo) –   Temer e obedecer ao Deus todo poderoso.   Temer a  Deus significa  respeitar  e  permanecer reverente a Ele por ser quem é.  O objetivo  da vida começa  com quem  conhecemos,  não com o que sabemos  ou com a noção de quão bons somos.  É impossível  cumprir o propósito que nos foi dado por Deus a menos que o respeitemos e demos somente a Ele o primeiro lugar em nossa vida.
Existe o mal e a corrupção  onde deveria haver justiça. Isto  certamente afeta o sistema legal.  Salomão  perguntou como o plano de Deus  poderia ser perfeito uma vez que existe tanta injustça e opressão no mundo ( Eclesiastes 4.1).  O rei concluiu que Deus não ignora a injustiça, mas fará com que ela cesse no tempo indeterminado (Eclesiastes 12. 13-14)
Salomão  refletiu    a respeito  de algumas aparentes  contradições  quanto ao contrôle que Deus tem sobre o mundo.    Existe o mal e a corrupção onde deveria haver justiça  (versos 16 e 17);   (2) as pessoas criadas à imagem de Deus morrem como os animais (versos 18-21);   ninguém conforta o oprimido (Eclesiastes 4. 1-3) ;   (4) muitas pessoas são motivadas pela inveja (Eclesiastes 4.4-6);  (5) algumas são solitárias ( Eclesiastes 4.7-12); (6) o reconhecimento pela realização é temporário (Eclesiastes 4.13-16).  É facil usar tais sentenças  como desculpas para não crer em Deus.   Porém   Salomão usou-as para mostrar como podemos enfrentar honestamente os problemas da vida  com nossa fé.  Esta vida não é tudo  o que vemos e não podemos jamais julgar a Deusç somos suas criaturas e não conhecemos tudo.   O plano de Deus para nós é que vivamos para sempre com Ele.   Assim, devemos ter sempre em vista a perspectiva de valores eternos, sabendo que todas as contradições serão esclarecidas,  um dia, pelo  próprio Criador (Eclesiastes 12.14)
Nosso corpo não pode viver para sempre tendo em vista a matéria de que é feito.  Neste sentido, o ser humano e os animais são semelhantes; todos   passarão pela morte.   Mas Salomão reconheceu que Deus deu ao homem a esperança da eternidade;  todas as pessoas serão julgadas  após a morte ( Eclesiastes 3.17;  12.7.14).   Nesse sentido somos diferentes dos animais.  Pelo fato de termos a eternidade em nosso coração,  fazemos parte do plano de Deus.   Contudo, não podemos descobrir o propósito de Deus para a nossa vida por meio de nossos esforços;  só através do estabelecimento de um diálogo  e um relacionamento com Ele,  é possível entender sua orientação.   Você  está vivendo  de acordo com a vontade de Deus (interrogo) Você vê a vida como uma dádiva dada por Ele (interrogo)
            LÚCIA ITAMARA

terça-feira, 6 de março de 2012

Mulheres
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas. Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução. Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente. Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversário ou um novo casamento.

Autor: Pablo Neruda
Aviso da Lua que Menstrua
 Escrito por Luiza Lucinda   
Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com essa gente que menstrua
Imagine uma cachoeira às avessas:
Cada ato que faz, o corpo confessa.
Cuidado, moço as vezes parece erva, parece hera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia.
Barriga cresce, explode humanidades
E ainda volta pro lugar,
aí é que está:
Cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita
Sua Boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
Que vai cair no mesmo planeta panela.
Cuidado com cada letra que manda para ela!
Ta acostumada a viver por dentro,
Transforma fato em elemento
A tudo refoga, ferve, frita
Ainda sangra tudo no próximo mês.
Cuidado, moço, quando ce pensa que escapou
É que chegou a sua vez!
Porque eu sou muito sua amiga
É que to te falando "na vera"
Conheço cada uma, além de ser uma delas.
Você que saiu da fresta dela
Delicada força quando volta a ela.
Não vá sem ser convidado
ou sem os devidos cortejos
As vezes pela ponte de um beijo
Já se alcança a "cidade secreta"
A Atlântica Perdida.
Outras vezes várias
(...) e mais se afasta dela.
Cuidado, moço, porque você ter uma cobra entre as pernas
Cai na contradição de ser displicente
Diante da própria serpente.
E de uma bela mulher de avental.
Não despreze a meditação doméstica.
Da poeira do cotidiano
Que a mulher extrai filosofia
Cozinhando, costurando
E você chega com a mão no bolso
Julgando a art do almoço: Eca!
Você que não sabe onde está a sua cueca?
Há, meu cão desejado
Tão preocupado em rosnar, ladrar e latir
Então esquece de saber e morder devagar
Esquece de saber curtir, dividir.
E aí quando quer agredir
Chama de vaca e galinha.
São duas dignas vizinhas do mundo daqui!
O que é que você tem pra falar de vaca?
O que você tem eu vou dizer e não se queixe:
VACA é sua mãe. De Leite.
Vaca e galinha
Ora, não ofende. Enaltece, elogia:
Comparando rainha com rainha
Óvulo, ovo e leite
Pensando que está agredindo
Que ta falando palavrão imundo.
Tá não homem,
Tá citando o principio do mundo.
 
      ( 08 de Março, Dia Internacional Da MULHER )

segunda-feira, 5 de março de 2012



                  ALMA DE MULHER  

Alma de Mulher "Nada mais contraditório do que ser mulher... Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor. Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar. Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros daqueles a quem ama. Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou. Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem. Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes. Que como uma guerreira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar. E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros para quem neles precise chorar. Feliz do homem que por um dia souber entender a Alma da Mulher!


Ontem e Amanhã

Hoje vou apagar do meu calendário dois dias:
Ontem e amanhã!
Ontem foi para aprender!
Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje...
Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.
Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente...
Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!
Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho!
Resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso...
Com uma atitude positiva...
Esperando sempre o melhor!
Hoje usarei o tempo para ser feliz!
Se você carimbar em si mesmo a idéia de que as coisas são difíceis, provavelmente elas serão.
Quando se repete continuamente 'eu não posso' ou 'eu não vou conseguir', as chances de que isso realmente aconteça são bem grandes. portanto, para permanecer longe da influência dos comentários e visões pessimistas dos outros, ative o seu potencial otimista.
Uma pequena chama em uma sala escura é muito mais forte do que toda a escuridão.


Como há de ser o céu ?
Apocalipse 21.2-4, 22-27



Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou o que Deus
preparou para aqueles que o amam.
(I Co 2.9)

Na igreja, todos gostavam de tia Erwina. Ela era conselheira, amiga e consoladora. Tratava os outros como se fossem seus filhos. Quando me informaram que ela tinha sido internada no hospital, fui logo visitá-la. Na mesinha ao lado de sua cama encontrei um exemplar do Novo Testamento, no qual alguém havia sublinhado o versículo em destaque. Quem teria feito isso? A que conclusões chegou? Comentei meus questionamentos com a querida tia Erwina e perguntei: “Como há de ser o céu?” Ela logo respondeu: “Não se preocupe, pastor. Faço questão de ser surpreendida ao chegar lá". Fiquei pensativo. Oramos e nos despedimos. Dois dias depois, ela faleceu. Será que foi surpreendida por Deus?
Como será o céu? Jesus nos diz que “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar” (Jo 14.2). Nós, que somos egoístas, logo ficamos a imaginar o tipo de casa que seria a nossa. Um chalé, um sobrado, um palácio? Acredito que Jesus está dizendo que no céu há um lugar seguro para cada pessoa que escolhe segui-lo. Em Jo 6.37b, ele nos faz esta preciosa afirmação: “quem vier a mim eu jamais rejeitarei”.
Você já imaginou um mundo onde não há prisões superlotadas, assassinatos, prostituição infantil, famílias que se alimentam do que encontram nos lixões, governantes corruptos, sofrimento? Isso já não seria mais mundo como nós conhecemos, mas uma nova criação, onde tudo o que desagrada a Deus não existe. Jesus chama o céu de “casa de meu Pai”. O texto que lemos hoje também descreve como será este lugar, onde os filhos de Deus passarão a eternidade. É ali que eu quero chegar, e o único caminho é Jesus. Lá, certamente, seremos todos agradavelmente surpreendidos.

Quem quiser conhecer o céu,
precisa viver com Deus já aqui na terra.


Helmuth Matschulat

sábado, 3 de março de 2012

                                                            
                                                       AS PONTES DA UNIÃO

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.

Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado.
O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas,
seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
- Estou procurando trabalho, disse um homem.
Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho.
Na realidade do meu irmão mais novo.
Nós brigamos e não posso mais suportá-lo.
Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro?
Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro.
Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando
as duas margens do riacho.
Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Mas as surpresas não pararam ai.
Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos.
Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.
O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.
O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.
E o carpinteiro respondeu:
- Eu gostaria, mas tenho outras pontes a construir...
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes
com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...
O que você está esperando? Que tal começar agora !!!
                                              Fidelidade divina
                       
Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta.
Deus, por sua vez, lhe deu um cacto e uma larva.
O homem ficou triste, pois não entendeu o porque do seu pedido vir errado.
Pensou que talvez o Senhor tivesse se enganado na hora da entrega dos pedidos.
Também, com tanta gente para atender...
Resolveu não questionar.
Passaram-se alguns dias e o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido.
E do espinhoso e feio cacto nasceu a mais bela das flores.
A horrível larva transformou-se em uma belíssima borboleta.
A maneira de Deus é correta. O Seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.
O espinho de hoje pode ser à flor de amanhã... 



                   




RSS and News widgets by Feedzilla