sábado, 25 de fevereiro de 2012

          Família, Nosso Maior Bem
                 

Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim:

- Oh, me desculpe "por favor", foi a minha reação.

E ele disse:

- Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!

Nós fomos muito educados um com o outro, aquele estranho e eu. Então, nos despedimos e cada um foi para o seu lado. Mais tarde naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silêncio que eu nem percebi. Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca.

- Saia do meu caminho filho!

E eu disse aquilo com certa braveza. E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido. Eu nem imaginava como havia sido rude com ele.

Quando eu fui me deitar, eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo:

- Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou! Mas com seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe para você. Ele mesmo as pegou; a cor-de-rosa, a amarela e a azul. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele.

Nesse momento, eu me senti muito pequena. E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas. Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado.

- Acorde filhinho, acorde. Estas são as flores que você pegou para mim?

Ele sorriu,

- Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você!. Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul.

Eu disse:

- Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira.

- Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!!

- Eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul.

Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias. Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, os nossos filhos, sentirão essa perda para o resto de suas vidas. E nós raramente paramos para pensar nisso.

Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.

Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um "Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante para nós.

Ao invés disso, muitas vezes agimos rudemente, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos entes queridos.

A família é o nosso maior bem!!!
                              
                                     O Papel Do Marido
     
O marido é a peça principal da família. Ele foi colocado por Deus como líder do lar. O mesmo tem maior responsabilidade. É o marido que representa a família diante de Deus. Sua posição não deve ser usurpada por ninguém. Deve ser respeitado pela esposa e filhos. Cabe ao marido saber qual é a sua posição dentro do lar cristão. Vejamos alguns pontos sobre o papel do marido:

    Servir a Deus. Para a felicidade do lar, o marido deve servir o Senhor de todo o coração. Porque antes dele ser marido precisa ser um bom servo de Deus. Ele deve ser crente genuíno. Para liderar o lar o marido precisa orar, estudar a Palavra e ser cheio do Espírito Santo. Do contrário, não terá sucesso, porque a sua capacidade vem de Deus. A Bíblia é o seu manual de conduta (Sl 119.105).

    Amar a esposa. Amar a sua esposa é diferente de gostar. Amar a sua companheira é um mandamento (Ef 5.22). O amor que ele sente por ela é divino. O marido ama sua mulher como Cristo amou a sua Igreja. Como Cristo amou a Igreja? É o tipo de amor sacrifícial. É o mesmo de João 3.16. Sua origem é Deus. É puro, santo e cuidadoso. Não tem ligação com o sexo.

    Sustentar o lar. O lar não vive só de sentimentos. O marido no plano de Deus é o principal provedor da família. Ele com o seu trabalho sustentam a casa (Gn 3.17 e Sl 128.2). Alguns maridos não gostam de trabalhar. O trabalho dignifica o marido. Ele não deve forçar a mulher trabalhar fora. A mulher pode em comum acordo ajudar, mas a responsabilidade é do marido (Sl 128.3). O trabalho abençoa a sua família. O marido é o provedor do lar.

    Administrar as finanças. Este é um ponto muito importante. Alguns maridos não têm noções de finanças. Existem famílias que estão falidas por causa do marido. Uma vez casado, o seu dinheiro é o dinheiro da família. Um outro problema é a mulher mandando no dinheiro do marido. O uso do dinheiro é racional e não emocional. O meu conselho é que se tenha tudo por escrito. Tanto das entradas como das saídas. E se você ganha mil reais não gaste mil e vinte.

    Conduzir a família a Deus. O marido é o sacerdote do lar. Veja o exemplo de Abraão (Gn 18.19). Ele é que deve tomar as iniciativas na oração e no estudo da Palavra. Levar a esposa e os filhos à igreja é o seu dever. Freqüentar os cultos assiduamente. O bom marido cuida da vida espiritual da sua família. Ele deve ensinar os filhos a amar a igreja e respeitar o pastor. A sua casa é um campo missionário. Ali Deus habita.

   Proteger a família. O marido deve ser o protetor do lar. Ele é o parapeito do lar. Proteger o lar dos perigos é sua missão. Hoje existem muitos perigos que rondam o lar cristão. Cabe ao marido prover proteção física, moral, espiritual e psicológica para a família. Os piores inimigos da família são o Diabo e o mundo. Deve-se tomar muito cuidado com os meios de comunicação. Eles são esgotos do mundo para dentro dos lares cristãos (1Jo 2.15-17).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Bíblia Sagrada
Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o seu comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
- Se você, meu filho, mudar seu comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um belo carro de presente... Por causa desse carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.
Mas, o pai, embora feliz, ainda tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel e isso poderia ser um mal sinal. O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Tinha sido aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel prometido.
Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote e, para sua surpresa, havia ali "apenas" uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado com o pai, e nada mais disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separaram pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias para a família.
O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Em todo esse tempo, as tentativas do pai para reatar os laços sempre foram em vão. Até que um dia o pai, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu e veio a falecer.
No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, aquela Bíblia que tinha sido o último presente do pai, e que ele havia deixado para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia:
-"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha o carro que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".
Agora, corroído pelo remorso, o filho cai em profundo pranto. E a carta ainda finalizava assim:
- "Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também um cheque escondido."

Se eu pudesse...

Se eu pudesse escolher seria feliz por,
pelo menos, oito horas por dia.
Todos os dias.
Reservaria o tempo restante
para viver as pequenas agruras naturais.
Mas seriam leves.
Porque haveria a certeza de que a cada dia
eu teria a minha cota de felicidade.
Se eu pudesse escolher
reservaria algumas horas, todos os dias,
para fazer só o que pudesse
fazer os outros felizes.
Dedicação total.
Se eu pudesse escolher,
pararia qualquer coisa que estivesse fazendo
às cinco horas da tarde
e me sentaria para assistir ao pôr do sol.
Escolheria lugares especiais.
Procuraria não me repetir muito.
O horário do pôr do sol seria algo assim, sagrado.
O meu horário para observar a Deus.
Se eu pudesse escolher,
viveria entre o mar e as montanhas.




HEBREUS 10:37

Hebreus: 10:37 “” Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tárdara.””
Aqui podemos ver uma promessa de Jesus que em pouco tempo Ele irá voltar. Não sabemos hora, dia, mês ou ano que isto pode acontecer. Mas se Jesus voltasse hoje ou quero dizer nesse momento como estaria a tua vida perante Ele? Poderia ficar tranqüilo e saber que irá com Jesus para a terra prometida? O que você está fazendo para aqueles que tu ama estarem prontos para este dia? Este momento tão importante que é a volta de Jesus? Na palavra Jesus diz que Ele não tar-
dará isso quer dizer não vai demorar para isso acontecer. Você coloca as suas prioridades nas coisas desse mundo? Mas o que realmente é importante e o que devemos valorizar é as coisas de Jesus, a sua palavra, em obediência, no cumprimento da sua palavra e no respeito naquele que nos criou e morreu na Cruz por cada um de nós. Não perca a sua vida por causa desse mundo ou para agradar o seu corpo. Não vale a pena ir para o inferno por ter feito uma escolha errada. Pense em qual dos dois futuros você quer ir: com Jesus ou para o inferno! Não demore para escolher pois a volta de Jesus pode ser hoje. Não perca a sua vida! JESUS
TE AMA E TE ESCOLHEU!! 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

BUSCAR OS OBJETIVOS... OU ESPERAR NO SENHOR? (William Douglas)




Esta é uma pergunta que todo crente enfrenta mais cedo ou mais tarde. Muitos acreditam que por entregarem a Deus os desejos do coração não é preciso se esforçar para conseguir o que almejam. Outros acreditam que Deus apenas abençoa quem trabalha ou, então, que Deus não se importa com questões pessoais. Mas, afinal, qual é a atitude que a Bíblia recomenda? Devo esperar pacientemente no Senhor, e não fazer nada, ou devo ir à luta e buscar o que desejo?
A resposta não é simples... mas precisamos entender como Deus trabalha. Se lermos a Bíblia de capa a capa, encontraremos situações muito diferentes: algumas vezes Deus mandou o povo guerrear (Juízes 20.34, 2Samuel 17.11), noutras vezes disse que o povo não deveria fazer nada e só esperar o livramento (II Reis, cap 19) e, ainda outras vezes, Deus mandou o povo lutar, mas reduziu o número de soldados de Israel (Juízes, cap 7). Algumas vezes Deus fez o alimento literalmente chover sobre seu povo (Êxodo 16:4), mas noutras o alimento precisou ser pescado, ainda que miraculosamente (Lucas 5:1-11).

Se você reparar, Deus não tem uma fórmula pronta, nem única, para cuidar de seus filhos, mas sempre cuida deles. Aí surge a questão: quando eu devo trabalhar... e quando esperar?
A resposta quem dará é o próprio Deus, que fala conosco de formas variadas, como por exemplo, através da oração, da leitura da Bíblia e dos seus profetas. O Espírito Santo não só intercede por nós mas também nos orienta, se dermos liberdade para Ele. Quanto mais estivermos em comunhão com Deus, mas fácil será ouvir Suas orientações.
É importante perceber que Deus age em parceria com o homem. Ele faz a parte dEle... e nós devemos fazer a nossa. Para saber qual é a nossa parte, o primeiro passo é ler sua Palavra, pois ela dá as orientações e princípios gerais.
A Bíblia nos manda trabalhar, nos esforçarmos, termos bom ânimo, fazer tudo da melhor forma que pudermos, fazermos tudo com o coração. Também nos manda sermos honestos, seguirmos o exemplo de Cristo e não fazermos ao próximo nada que não gostaríamos que fizessem conosco. Manda os empregados trabalharem com dedicação e "não por vista", como se estivessem trabalhando para Jesus... e manda os patrões agirem do mesmo modo.
Não existe nenhuma base bíblica para o crente "jogar" tudo para Deus e ficar dormitando, mas, ao contrário, a preguiça é severamente criticada. Todas as vezes que Deus quis que o povo não fizesse nada, apenas esperasse, essa ordem foi dada de modo direto, claro e expresso. Para Moisés, por exemplo, Deus disse: "Por que clamas a mim, Moisés? Diga ao povo de Israel que marche!" (Êxodo, cap 14) Quando marchamos, com fé, em direção aos mares da vida, Deus opera Seus milagres! Jesus dizia para lançarmos a rede, que os peixes viriam!
Assim, por exemplo, se você quer passar no vestibular, tirar boas notas, conseguir um emprego ou passar em um concurso, a orientação bíblica é se marchar, pescar... ou seja, se esforçar, sabendo que Deus estará fazendo a parte dEle. Não tenha ansiedade (Filipenses 4.6): quando Deus nos manda guerrear, "É ele que treina as minhas mãos para a batalha" (2Samuel 22.35), quando nos manda aguardar, Ele é aquele que trabalha enquanto dormimos (Sal 127.2). O Salmo 127 deixa claro que precisamos guardar a cidade e construir nossa casa, mas que precisamos de Deus para que nossos projetos tenham sucesso. (No mesmo sentido, Proverbios 10.22 e Deuteronomio 8.17.)
A Bíblia indica que há uma grande diferença entre fé e irresponsabilidade, entre confiança e imobilismo. A atitude para alcançar a vitória envolve fé e trabalho, confiança e esforço.
Há uma história, que foi contada no filme Desafiando Gigantes, que fala de dois fazendeiros que precisavam desesperadamente de chuva para conseguir plantar suas sementes e alimentar suas famílias. Os dois oraram pedindo chuva a Deus, mas apenas um deles foi arar a terra. Qual dos dois era um homem de fé? Ora, o que foi arar a terra é que era um homem de fé!
Deus tem planos de paz, de bem, prosperidade e alegria para seu povo, mas quer que seus filhos sejam pessoas maduras, íntegras, experimentadas e exemplos de conduta. Ele nos manda termos bom ânimo e nos esforçarmos. Assim, quer seu objetivo seja familiar, nos estudos, nos esportes, na vida pessoal, a recomendação bíblica é conciliar a fé e o trabalho.
José trabalhou na casa de Potifar e na prisão, Moisés conduziu uma caminhada de quarenta anos pelo deserto; Davi, antes de enfrentar Golias, já havia "treinado" sua mira em um leão e um urso e assim por diante. Nenhum herói da fé ficou parado... e nem você deve ficar. Marche... e Deus irá na frente abrindo o mar das dificuldades.
Assim, se você tem sonhos, faça uma parceria com Deus. Confie em Jesus... e faça sua parte!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

    
 
Problemas?
 
Esta é a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu do seu carro furou. A serra elétrica quebrou. Cortou o dedo. E, ao final do dia, o seu carro não funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o trajeto do trabalho para casa, o carpinteiro nada falou. Quando chegaram em sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos de seu rosto transformaram-se num grande sorriso e ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa. Um pouco mais tarde, depois de uma longa prosa e muitas risadas, o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Por que você tocou na árvore antes de entrar em casa?
- Ah ! esta é a minha “Árvore de Problemas” respondeu o carpinteiro. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite eu deixo meus problemas nesta árvore antes que entrar em casa e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã quando passo pela árvore para retirar meus problemas do dia anterior, eles não são nem metade do que me lembro ter deixado.
Faça você o mesmo que o carpinteiro. Não deixe os problemas do trabalho entrarem na sua casa. Abrace seus filhos, beije sua esposa (seu marido) e procure deixar todos os problemas na “árvore” antes de entrar e você verá que, no dia seguinte eles serão bem menores do que aparentavam ser no dia anterior..

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

                 
         Nossos filhos jóias devolvidas   

Narra antiga lenda que um rabi, religioso dedicado, vivia muito feliz com sua família. Esposa admirável e dois filhos queridos. Certa vez, por imperativos da religião, o rabi empreendeu longa viagem ausentando-se do lar por vários dias.
No período em que estava ausente, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados.A mãezinha sentiu o coração dilacerado de dor. No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura.
Todavia, uma preocupação lhe vinha à mente: como dar ao esposo a triste notícia?
Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção. Lembrou-se de fazer uma prece. Rogou a Deus auxílio para resolver a difícil questão. Alguns dias depois, num final de tarde, o rabi retornou ao lar.
Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos...
Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços. Alguns minutos depois estavam ambos sentados à mesa. Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos.
A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido: deixe os filhos. Primeiro quero que me ajude a resolver um problema que considero grave.
O marido, já um pouco preocupado perguntou: o que aconteceu? Notei você abatida! Fale! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.
- Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo!
- O problema é esse! Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?
- Ora mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades!... Por que isso agora?
- É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!
- Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá que devolvê-las.
- Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las!
E o rabi respondeu com firmeza: ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo!
- Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.
- Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito.
- As jóias preciosas eram nossos filhos.
- Deus os confiou à nossa guarda, e durante a sua viagem veio buscá-los. Eles se foram. O rabi compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram grossas lágrimas. Sem revolta nem desespero.

Os filhos são jóias preciosas que o Criador nos confia a fim de que
as ajudemos a burilar-se. Não percamos a oportunidade de enfeitá-las
de virtudes. Assim, quando tivermos que devolvê-las à Deus, que
possam estar ainda mais belas e mais valiosas.
Faça tua estrela brilhar
Há momentos na vida em que precisamos parar refletir e orar.
Alimente seu interior com paz e oração. Medite, se renove
Voce merece!
(reflexõesedicas)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


A arte de ser pai
 
 
Aprenderemos na palavra de Deus que não basta ser pai, é preciso ser um pai segundo a Palavra do Senhor.

I. A Primeira coisa que um pai deve fazer é “compreender e aceitar a alta posição que Deus lhe deu”

A. A natureza humana está à procura de coisas grandes, e grandes realizações. As posições mais elevadas são as mais cobiçadas:
1. Querem ter um grande nome e uma boa fortuna;
2. Querem ser respeitados pelos seus talentos ou posses;

B. Deve o homem compreender que ser um pai segundo Deus é a posição mais honrosa que ele pode chegar;

C. Deve o homem querer e aceitar com alegria que será ou é “pai de família”:
Abraão queria ser pai; Gn 15:2;
Abraão ficou extremamente feliz quando Deus lhe disse:
“Serás pai...” 17:4; e “Então Abraão caiu sobre o seu rosto e riu-se” v. 17;

D. É triste quando nos deparamos com qualquer destas duas situações:
1. Primeiro: O pai que não compreendeu sua posição diante de Deus;
2. Segundo: O pai que não aceita ser pai;

Como Davi, que queria cobrir sua culpa com a capa do engano;

II. De acordo com a Bíblia o Pai é o líder da família:

“Quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo o homem, e o homem o cabeça da mulher” 1Co 11:3

A. Como líder lhe compete: chefiar, orientar e guiar sua família;

B. Como líder ele vai escolher que rumo a sua família tomará:

C. Como líder deve entender que suas decisões afetam toda a família:
Abraão por descuido chegou a liderar sua família para o Egito, e com essa atitude, quase perdeu sua esposa.
Já em outro episódio, sabiamente ele guiou sua família para longe dos pecados de Sodoma e Gomorra, ao contrário de seu sobrinho, vindo este perder os seus;

D. Como líder ele deve entender que será seguido:
“O filho faz tudo que vê o pai fazer...”

III. O pai segundo Deus é primeiro “um marido segundo Deus” Gn 2:24

A. Infelizmente esse valor tem sido invertido;

B. Deus ensina que a esposa é “uma só carne”, e que os filhos devem “deixar seu pai e sua mãe”. Sem aprender essa lição nenhum pai será um bom pai;

C. Portanto, o pai que menospreza à mãe quanto aos filhos, ou centraliza os filhos como únicos objetos de valor, não é um chefe segundo Deus;

D. Porque centralizar filhos antes da esposa é errado?
1. Cria neles uma falsa sensação de poder (ele comandam a família);
2. Faz com que o bem estar da criança esteja acima de sua santidade;

E. A necessidade básica de um filho é saber que ela pertence a um mundo são e seguro, e só um matrimônio forte é capaz de criar tal sensação;

IV. Na Arte de ser pai, o que mais conta é “O EXEMPLO”

“As palavras voam, a escrita fica, e o exemplo arrasta” Tt 2:7
“Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade...”

A. Eis uma constante: As histórias se repetem dentro da família

B. O pai Abraão produziu um filho que fazia tudo o que ele fez:
1. As coisas certas foram copiadas:
a) Como adorar ao Senhor; 12:8; e 26:25;
b) Orar ao Senhor; 18:22 c/ 24:63; 25:21;
c) Amar a paz; 13:8; c/ 26:15 ss.
d) Não ser ganancioso; 14:21-24 c/ idem.
2. Mas as coisas erradas também foram copiadas:
Como por exemplo, ir para o Egito e quase perder a família;

C. Há algo no coração dos filhos que o pai precisa conquistar:
O amor, a confiança e o respeito de seus filhos;

D. A influência de suas ações:
1. Fazer com que os filhos percebam que ele tem o temor do Senhor: (respeito pelas autoridades, pela igreja, pela Bíblia);
“criai-os na disciplina e instrução do Senhor” Ef 6:4;
2. Gastar tempo com seu filho;
3. Verbalizando seus compromissos, a ponto dos filhos perceberem que o que o pai disse ele cumprirá “no Senhor”;
4. Demonstração de amor e carinho pela esposa. Isso tira o medo e o temor que os filhos tendem a ter dos pais;
5. Respeitar o mundo particular de seus filhos (principalmente quando jovens). Isso faz o filho convidar o pai a seu mundo particular;
6. Dar a liberdade de fracassar;
7. Ser o encorajador da família;
8. Rotineiramente abraçá-los e beijá-los, como fez o pai do pródigo e todos os bons pais da Bíblia;

V. Os dois Extremos da Paternidade:

A. A Paternidade autoritária:
1. O pai autoritário gosta de mandar, mas não gosta de cumprir o que ele mesmo ordena;
2. As ameaças acabam fazendo a criança obedecer, mais um dia ela sonha em se libertar;

B. A paternidade permissiva:
1. É a suspensão das regras ou o relaxamento delas;
2. O objetivo é a felicidade da criança e não a sua santidade;
3. Entre os males de um pai permissivo está a omissão da disciplina: I Re 1:6;
4. Esse tipo de paternidade produziu uma sociedade como a nossa:
“Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.” (Ec 8:11).

C. O Pai deve evitar os extremos da seguinte forma:
1. Disciplinando coma vara;
2. Treinando-os na Palavra;
3. Dando instruções quando eles tiverem que agir por si mesmos;
4. Esperar a amizade na fase adulta;

VI. O bom pai busca sempre o que é espiritualmente melhor para o seu filho:

A. Treiná-lo em obedecer a ordem de Deus;
Abraão no sacrifício de Isaque;

B. Buscar o que é melhor para sua vida:
Como Abraão deu ordens específicas a seu servo quanto a busca de uma esposa à Isaque;

C. Prever brigas e discussões buscando evitar todas elas:
A forma que Abraão repartiu seus bens entre seus filhos; (Gn 25:5-6);

VII. A Coisa mais difícil para um pai: “Reconhecer que está errado”

Davi, por exemplo, ficou cinco anos sem conversar com seu filho; 2Sm 14:28;
Escondia seus erros atrás do autoritarismo. Fez isso com praticamente todos os seus filhos;
Na verdade, a família foi o calcanhar de Aquiles de Davi

VIII. Agora uma palavra aos filhos:’(ver Pv 30:1)
“Há uma geração que amaldiçoa a seu pai”

A. Obediência:
B. Sujeição;
C. Honra;

QUE ATITUDES TOMAR DIANTE DAS ADVERSIDADES:(IV)

O livro de Êxodo nos conta a história do povo de Israel, do cativeiro a libertação, passando pelo deserto, com destino a terra prometida, uma caminhada de aprendizagem em meio as pelejas, sofrimento e dores.

No capitulo 14 o povo está diante um grande desafio haviam saído do Egito e agora estão diante ao mar vermelho, a direita e a sua esquerda cercados por montanhas, vindo ao seu encalço faraó e seus cavalarianos com sede de vingança, querendo destruir o povo que acabara de sair do Egito, Faraó não queria perder seus escravos, o Egito não queria larga-los, o Inimigo não quer te perder o mundo não quer larga-lo. Então o que fazer diante tão grande desafio,

QUE ATITUDE TOMAR DIANTE DA ADVERSIDADE:

1) CONFIAR NO SENHOR: Quando estamos diante de dificuldades, a nossa natureza leva-nos a duvidarmos da providência de Deus em nossas vidas, aquele povo havia sido tirado com braços fortes do Egito mesmo assim, o medo da morte roubou-lhes a confiança em Deus, o medo rouba nossa confiança e tira a paz. Independente do que você esteja passando confie no Senhor, pois Ele é poderoso para dar-te a vitória, o Salmista no Salmo 125 diz: "Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não  se abalam mais permanecem para sempre", confiança é o primeiro passo.

2) NÃO MURMURAR: Diante das dificuldades precisamos vigiar nossa língua para não pecarmos, aquele povo pereceu no deserto por tanto reclamar, “tirou-nos do Egito para perecermos no deserto”, os milagres que Deus fez no Egito não foram suficientes para que aquele povo acreditasse em Deus e o próprio Deus dá a dica para que fiquem em silencio, “(Êxodo 14:14) - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis”. Amados tem hora que temos de calarmos e esperar a ação de Deus, não perca sua bênção por murmuração, o capitulo 3 de Tiago alerta-nos sobre o poder que a na língua.

3) SEGUIR EM FRENTE: Tem hora pra tudo e se tem algo que o Cristão não pode fazer em tempo de adversidades é parar, pois a intenção do nosso inimigo é essa que venhamos a parar em meio a nossa caminhada, em meio aos nossos projetos ele quer impedir os nossos sonhos, gosto daquela figura da garça tentando engolir o sapo e o sapo segurando ela pelo pescoço, lutando por sua vida, e a frase NUNCA DESISTA, e é assim tem de ser NUNCA DESISTIR, encarar o problema de frente para alcançar a vitória, tem momentos que precisamos fazer como Sama, pegar a nossa espada, nos colocarmos diante do nosso campo de lentilha e esperarmos o grande livramento que Deus vai operar.

4) USAR OS RECURSOS QUE DEUS NOS DA: Diante daquele mar Moisés recebe uma ordem estende o bordão sobre o mar e divide-o, Deus manda que Moisés use o símbolo de sua autoridade, o bordão que foi dado a ele quando foi chamado para libertar Israel, Deus quando nos chamou também nos deu autoridade, você tem autoridade para profetizar em meio a adversidade que você esta passando e o poder de Deus mudar o quadro escrevendo uma nova história, PROFETIZAR É O NOSSO RECURSO DADO POR DEUS, de uma coisa tenho certeza absoluta se o mar não se abrisse aquele povo andaria por sobre as águas.

5) ESTAR FIRME NA HORA DO VENTO: Quando Ezequiel profetizou veio um vento unindo os ossos, Pedro quando andava sobre as águas veio um vento ele temeu e acabou afundando, Moisés estendeu o bordão veio um forte vento oriental que dividiu as águas, o vento não durou dez minutos, não durou uma hora, o vento durou a noite inteira, não importa o tempo que dure o vento sei que depois dele, o mar vai se abrir, Aleluia! O  Salmista diz "Que o choro pode durar uma noite mais a alegria vem ao amanhecer"

6) CANTAR O HINO DA VITÓRIA: Fazer como Miriã testemunhar da grande vitória alcançada, a ação poderosa de Deus em meio a adversidade dando a vitória, abrindo o mar e fazendo-o atravessa-lo.

 

Sete Atitudes Para Uma Vida Melhor (III)

 

 



       

6-Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7-Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8-Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9-Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares".  Josué 1.6-9

      Neste breve trecho, encontramos pelo menos sete atitudes que o cristão deve tomar em relação às lutas e provações (Deus estava preparando Josué, pois uma grande luta haveria de ser travada).
 

Esforçar-se
Sem esforço total jamais conseguiremos atingir os nossos objetivos; muitas vezes o cansaço vem para nos prostrar e nos forçando a desistir. Quantas vezes iniciamos projetos e paramos no meio do caminho?  

Ter bom ânimo
Sabemos que o desânimo é uma arma poderosa usada por satanás para nos desestimular. O conselho do apóstolo Paulo: "Sede firmes e constantes, .... pois o vosso trabalho não é vão no Senhor".

Não desviar-se da Lei do Senhor
Ou seja, a Palavra de Deus deve estar permanentemente em nossos corações (ver Salmos 119 versos 1-12). Desviar da Lei do Senhor é retroceder na fé, é negar o sacrifício de Cristo, é desistir de Deus, é desobedecer, é tornar-se um desertor.

A Palavra do Senhor deve estar na boca e no coração
Às vezes são tantas as tribulações e as provas que nos esquecemos da Palavra de Deus e ficamos falando somente das lutas, das dificuldades e dos problemas. Expressões tais como "tá difícil", "eu não estou suportando mais", "não sei como isto vai terminar", etc, nos impedem de ver e ouvir o Senhor Jesus, que disse: A MINHA GRAÇA TE BASTA! O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA!

Meditação na Palavra de Deus
Além de ouvir, ler, estudar e memorizar a Palavra de Deus, a meditação nos revela caminhos nunca antes reconhecidos para a prosperidade, porque os problemas se acumulam de tal maneira que "lançam areia em nossos olhos", cegando-nos para visualizarmos as prováveis soluções.

  Não temer
O medo de enfrentar os problemas, os fatos reais, as pessoas envolvidas, muitas vezes nos fazem recuar. Aquele que crê no Senhor sabe que somente nEle alcançaremos a força contra o medo ("no dia em que temer, hei de confiar em Ti" - já dizia o salmista). O medo fez que Adão se escondesse de Deus.

  Não se espantar
Uma máxima filosófica é esta: "há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a vã filosofia". O sábio Salomão, em Eclesiastes, diz: "não há nada de novo embaixo do sol", isto é, as coisas que acontecem hoje com uma pessoa, tanto na área sentimental, física ou espiritual, já aconteceram, de certa forma, com outras pessoas. Os problemas e aflições que hoje passamos foram experimentados no passado e muitos saíram vencedores.        Lembre-se: O Senhor Deus é contigo, por onde quer que andares!
       Glória a Deus!! Amém!!

Autor:  Pr Edmilson Cerqueira
Atitudes Corretas diante das Adversidades. (II)

I Samuel 22:1-5

Existem momentos em nossas vidas que passamos por adversidades, e precisamos tomar atitudes em meio as dificuldades. Nestes momentos, geralmente estamos abalados emocionalmente, cansados, com sentimentos exagerados; mas precisamos usar de sabedoria para poder tomar as decisões certas.

Geralmente nesses momentos atitudes erradas podem trazer conseqüências trágicas e duradouras. Precisamos ter sabedoria pra discernir e tomar a decisão correta.
I – O que é Sabedoria:

1 – Sabedoria não é conhecimento (I Crônicas 1:10);
2 – Sabedoria não é experiência (I Reis 3) As 2 prostitutas e seus filhos;
3 – O temor do Senhor é o seu princípio (Salmos 111.10);
4 – O Senhor dá deliberadamente (Tiago 1:5)
5 – O coração do Homem é de onde procede a sabedoria (Mateus 15:19,20);
II – Que pensamentos você tem alimentado:

1 – O perigo da mente desocupada
2 – Pensamentos viciosos
3 – Como devo ocupar minha mente? A) Pense nas coisas celestiais
B) Ocupe sua mente com a Palavra de Deus
C) Desfrute Bons Momentos
III – Quais os Desejos do seu coração?

A) Onde está o seu tesouro? (Mateus 6:21)
B) Não cobice o que é dos outros (Geazi e Naamã)
C) Não seja ganancioso (Lucas 12.15)
D) Não deseje o mal a ninguém (Mateus 7.12) tudo o que quereis, fazei tb vos
E) Deseje a presença de Deus (Salmos 42:1,2);
F) Busque a vontade do Senhor (Romanos 12.20);
G) Queira estar na casa de Deus (Salmos 27.4);
IV – Que sentimentos dominam você?

1 – O amor perdeu seu real significado;
2 – Não tome decisões por emoção;
3 – Deus sonda os corações;
4 – Ninguém engana o Senhor;

Pr. Alailson Dias

A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UMA ATITUDE (I)

             

Frases de efeito sobre a importância de se tomar uma atitude

Se há uma competência que sempre encontro em campeões - pessoas que realizaram de fato os seus maiores desejo - é um nível incrível de persistência. Eles mudam seu enfoque de acordo com as necessidades, mas nunca abandonam sua visão final.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

No instante em que é tomada uma nova decisão, entra em movimento uma nova causa, efeito, direção e destinação para a sua vida. Literalmente, você começa a mudar sua existência no momento em que toma uma nova decisão.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Lembre-se de que uma verdadeira decisão é medida pelo fato de você ter agido. Se não há ação, você não decidiu realmente.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Estudos têm demonstrado que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões depressa porque não têm dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas. (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)


Tome decisões com freqüência. Quanto mais decisões você toma, melhores elas são. Os músculos se fortalecem com o uso, e o mesmo acontece com os seus músculos de tomar decisões. Libere seu poder agora mesmo, tomando alguma decisão que venha adiando. Não vai acreditar na energia e na animação que isso criará em sua vida!

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

O homem não é a criatura das circunstâncias; as circunstâncias é que são criaturas do homem.(BENJAMIN DISRAELI)


Mais do que qualquer outra coisa, creio que são nossas decisões, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

O importante não é onde você começa, mas sim as decisões que toma sobre o lugar a que está determinado a alcançar.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Assim que você verdadeiramente se empenhar para que aconteça alguma coisa, o "como" vai aflorar por si mesmo. (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)


No que diz respeito a todos os atos de iniciativa e criação, há uma verdade elementar - assim que a pessoa se engaja definitivamente, a Providência também entra em ação.(IOHANN WOLFGANG VON GOETHE)


Determine um curso para onde deseja ir, e tenha um plano ou mapa, a fim de poder tomar decisões de qualidade pelo caminho.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Creio que é nos momentos de decisão que o seu destino é moldado. As decisões que você está tomando neste instante, todos os dias, moldarão como se sente hoje, e também quem vai se tornar nos anos vindouros.

(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

A boa sorte é uma coisa que pode chegar a todos nós se fizermos algo. E esse algo consiste unicamente em criar as condições para que as oportunidades, que são dadas a todos igualmente, não morram como sementes de trevos de quatro folhas caindo em terra estéril. (Alex Rovira Celma & Fernando Trias de Bes do livro “A boa sorte”)


Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir. (Woody Allen)


A sorte ajuda os ousados. (Virgílio)


A sorte é a desculpa dos fracassados. (Pablo Neruda)


A sorte segue a coragem. (Ênio)


A sorte ajuda os corajosos. (Públio Terêncio)


A sorte não é nada mais do que a habilidade de aproveitar as ocasiões favoráveis.

(O. S. Marden)

De todos os meios que conduzem à sorte, os mais seguros são a perseverança e o trabalho. (Louis Reybaud)


Somente aqueles que nada esperam do acaso são donos do destino. (Mathew Arnold)


Um otimista vê uma oportunidade em toda calamidade; um pessimista vê uma calamidade em toda oportunidade. (Winston Churchill)


Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.

(Albert Einstein)

Os prêmios mais ambiciosos que a vida pode oferecer estão nas mãos daqueles que planejam e agem. As sobras ficam para aqueles que não têm um ideal.

(Marcio Kühne do livro “Em busca da autoconfiança”)

A sorte que nos cabe na vida atual foi preparada pelas nossas ações anteriores; da mesma forma, edificamos no presente as condições da existência futura.

(Marcio Kühne do livro “Em busca da autoconfiança”)

Existe genialidade, poder e mágica na audácia. (Goethe)


Uma idéia razoável colocada em prática é muito melhor que uma grande idéia engavetada. (Marcio Kühne do livro “Em busca da autoconfiança”)


O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca faltará poder para você conseguir o que deseja. (Napoleon Hill)


Uma decisão errada pode nos levar a conhecer a certa. Sem decisões não se aprende nada.(Juan Ribaut do livro “Energia Mental”)


A máxima de educação que faz o maior sentido é a seguinte:

Escuto: Esqueço
Vejo: Lembro
Faço: Compreendo
(Dr. Wayne W. Dyer do livro “Não se deixe manipular pelos outros”)

Mil palavras não deixarão uma impressão tão profunda como um único ato. (Ibsen)


Seu comportamento ajuda a alcançar sua meta?

Seu comportamento, no geral e em particular, é congruente com o que deseja conquistar?
Se sua resposta for afirmativa, ótimo.
(Alexandre Henrique Santos do livro “Você pode conseguir o que quer”)

domingo, 5 de fevereiro de 2012



 

Um Plano de Oração

1° Adore a Deus
2° Confesse seus pecados
3° Agradeça a Deus por tudo
4° Interceda pelos outros
5° Faça seus pedidos pessoais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Amor concorda em Oração

Se alguém lhe dissesse que mudando apenas um aspecto do seu casamento você teria quase que cem por cento de garantia de que a vida de vocês como casal melhoraria significativamente, você, no mínimo,gostaria de saber que aspecto é esse. Para muitos casais cristãos esse "aspecto" é a prática diária de orarem juntos. Para alguém que tende a desvalorizar questões espirituais, isto soa bastante ridículo. E se você dissesse para ele que orar junto é um ingrediente chave para a longevidade matrimonial e para o aumento da intimidade sexual, ele pensaria que você realmente está exagerando. Mas a unidade que cresce entre um homem e uma mulher quem regularmente oram juntos cria uma conexão intensa e poderosa. Dentro do santuário do seu relacionamento, orar junto pode operar maravilhas em todos os níveis do seu relacionamento. Quando vocês se uniram como marido e esposa, Deus lhes deu um presente de casamento - um parceiro de oração permanente por toda vida. Quando você precisa de sabedoria para certas decisões, você e seu parceiro de oração podem buscar a Deus juntos para achar a resposta. Quando você estiver sofrendo com seus próprios temores e com suas inseguranças, seu parceiro de oração pode segurar a sua mão e interceder em seu favor. Quando você e seu cônjuge não se entendem e não deixam passar uma discussão ou uma "espetadinha' sequer,.você pode parar um pouco, abaixar as suas armas e ir com seu parceiro em direção a uma oração de emergência. Esse deve se tornar seu reflexo automático quando você não sabe mais o que fazer. É difícil ficar muito tempo com raiva de alguém com quem você esteja orando. É difícil não voltar atrás quando você está ouvindo seu cônjuge clamar a Deus humildemente e pedir a Ele por misericórdia em meio a sua pior crise. Em oração, as duas pessoas se lembram de que Deus as fez uma. Em Sua presença unificadora, a discórdia se rende à beleza. Orar por seu cônjuge leva seu coração a se importar mais profundamente com ele. Porém, ainda mais importante que isto, Deus se agrada, ainda mais, quando vê vocês dois se humilhando e buscando a Sua face juntos. A bênção de Deus desce sobre vocês quando concordam em oração. A palavra que Jesus usou quando falava de "concordância" em oração dá a idéia de uma sinfonia harmônica. Duas notas separadas, tocadas cada uma a seu tempo, soam de maneira diferente. Elas são opostas uma a outra. Mas se tocadas ao mesmo tempo - em concordância - elas criam uma agradável sensação de harmonia. Juntas elas têm um som mais pleno, mais completo do que quando tocadas separadamente. Concordar em oração é assim - mesmo em meio ao desentendimento. Isso atrai ambos em direção ao que realmente importa. Coloca vocês em solo comum, face a face com o Pai. Restaura a harmonia em meio à contenda. A igreja, que nas Escrituras tem uma conotação de casa mento com Cristo, pode, às vezes, ser o lugar onde o conflito governa. A discórdia que surge de vários problemas pode afastar a igreja de sua missão e interromper o livre fluir da adoração e da unidade. Por vezes, líderes cristãos percebem o que está acontecendo, acabam com as discussões e chamam o povo de Deus para orar. Em lugar de continuar com a discórdia.e permitir que mais sentimentos sejam feridos, eles buscam a unidade ao voltar o coração para Deus e pedir ajuda a Ele. A mesma coisa acontece em nossas casas quando existe a intervenção da oração, mesmo em pontos elevados de discórdia; "Elam estanca o sangramento. Aquieta as altas vozes. Quando você entende na presença de quem está, a oração lhe tranqüiliza. Mas a função da oração é muito mais do que acabar com as brigas. A oração é um privilégio a ser curtido em uma base diária e consistente. Quando você sabe que o tempo de oração lhe espera antes de ir dormir, ela mudará a maneira como você passa suas noites. Mesmo se as orações de vocês forem freqüentemente curtas e objetivas, isso se tornará um compromisso permanente de manter Deus no centro de tudo em sua vida.
É verdade que iniciar um hábito como este pode parecer, a princípio, desconfortável e embaraçoso. No mínimo este hábito lhe surpreenderá com seu peso e sua responsabilidade quando você realmente tentar fazê-lo. Mas tenha em mente que Deus deseja que você se envolva com Ele - de fato, Ele lhe convida – e fará você crescer à medida que levar isso a sério e superar as vezes que você não sabe o que dizer.
Você olhará para o passado, nesta aliança comum que percorre tudo, desde aquela simples decisão, até ao que diz respeito a decisões mais sérias e será muito grato a Deus por este aspecto que mudou tudo. Esta é uma área onde é essencial que vocês concordem.

 

A motivação do Amor

Não é preciso ter muita experiência para descobrir que o seu cônjuge nem sempre irá lhe motivar. Na realidade, muitas vezes ele irá lhe desmotivar. Com mais freqüência do que você gostaria, parecerá difícil encontrar inspiração para demonstrar amor. Talvez ele nem receba seu amor quando você tentar expressá-lo. Essa é simplesmente a natureza da vida, mesmo em casamentos saudáveis. Porém, apesar dos temperamentos e emoções criarem motivações oscilantes, certamente o amor permanecerá no mesmo lugar, o tempo inteiro. Quando Deus é a sua razão de amar, sua habilidade para amar é garantida. Isso acontece porque o amor vem d’Ele. Pense dessa maneira. Quando você era criança, seus pais certamente estabeleceram regras para você seguir. Você tinha hora para dormir. Seu quarto tinha que ser mantido limpo. Seu dever de casa precisava ser feito antes de você ir brincar. Se você foi igual a maioria das outras pessoas, você se acostumava com essas regras à medida que as obedecia. E provavelmente você não as obedeceria, de modo algum, se hão fosse motivado pelas imposições que, uma vez desrespeitadas,traziam conseqüências sérias. Mas se você se encontrou com Cristo ao longo do caminho ou recebeu qualquer tipo de ensinamento bíblico, você provavelmente foi exposto à essa idéia - "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor" Colossenses 3:20). Se você acreditou nisso de todo coração, certamente você entendeu que não daria satisfação aos seus pais para sempre. Isso não representava mais uma batalha de vontades entre você e uma figura de autoridade de carne e osso. Era, sim, entre você e Deus. Sua mãe e seu pai eram apenas os intermediários. Como se constata posteriormente, contudo, o relacionamento entre pais e filhos não é a única coisa aprimorada pelo fato de Deus ser sua motivação principal. Considere as seguintes áreas onde agradar a Deus deve ser o seu alvo: Trabalho. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3:23). Serviço. "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor" (Colossenses 3:22). Tudo. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, (como ao Senhor), e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor" (Colossenses 3:23-25). Até o casamento. "Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor". (Colossenses 3:18) "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). O amor que é exigido por você no casamento não depende da gentileza ou conveniência do seu cônjuge. O amor entre o marido e a esposa deve ter um objetivo principal: honrar ao Senhor com devoção e sinceridade. O fato de que esse processo abençoa ao nosso(a) amado(a) é simplesmente um benefício adicional maravilhoso. Essa mudança de foco e perspectiva é crucial para um cristão. Ser capaz de acordar sabendo que Deus é nossa fonte e provisão - não somente das suas necessidades, mas também das necessidades do seu cônjuge - muda totalmente a razão de interagir com ele.
Não é mais essa pessoa imperfeita que decide quanto amor você demonstrará, mas sim este Deus totalmente perfeito que pode usar até mesmo uma pessoa imperfeita como você para derramar a bênção do
amor em outra pessoa. O relacionamento com a sua esposa tem se tornado cada dia mais difícil? Você está perdendo a paciência com a capacidade dela de sempre discordar de você? Ela não para de fazer isso nem por um instante? Não negue o seu amor só porque ela pensa diferente de você. Ame-a como ao Senhor.
Seu marido está se afastando de você, não compartilhando seus pensamentos e aparentemente mergulhado em algo que não quer compartilhar? Você se sente ofendida pela indisposição dele de se abrir?
Você está cansada do modo tão breve como ele lhe trata, e da maneira como ele atende às necessidades das crianças, deixando, às vezes, a desejar? Não reaja com uma dose dupla de silêncio e desatenção. Ame-o assim mesmo como ao Senhor. O amor motivado por pura obrigação não permanece por muito tempo. E o amor motivado somente por condições favoráveis nunca terá a garantia de oxigênio suficiente para manter-se respirando. Somente o amor ofertado a Deus - devolvido a Ele em gratidão por tudo o que tem feito - é capaz de se manter quando todas as outras razões perderem a capacidade de nos estimular. Aqueles que se sentem bem com casamentos medíocres podem deixar o seu amor para arriscar esperar pelo melhor. Mas se você assume o compromisso de dar ao seu cônjuge o melhor amor possível, você precisa buscar a maior motivação do amor. O amor que tem a Deus como foco principal é ilimitado no que se refere ao nível que pode atingir.

O Amor traz unidade 

 

 

Uma das coisas mais importantes a respeito da Bíblia é a maneira como ela está articulada, com temas uniformes em todo seu conteúdo, do início ao fim. Apesar de ter sido escrita num período de 1.600 anos e ter mais de quarenta escritores de várias procedências e níveis de conhecimento, Deus soberanamente a escreveu com uma única voz. E
Ele continua falando através da Bíblia hoje, sem que a mensagem chegue errada. Unidade. União. Igualdade. Essas são as marcas inabaláveis do nosso Deus. No início dos tempos, vemos a Sua unidade agir através da Trindade -
Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, o Pai está lá criando o céu e a terra. O Espírito está se "movendo sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). E o Filho, que é "o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser" (Hebreus 1:3), se juntam para falar e trazer a existência ao mundo. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossasemelhança" (Gênesis 1:26). Façamos. Nossa. Os três estão em perfeita união de mente e propósito. Vemos depois Jesus levantando-se das águas do batismo, e o Espírito descendo em forma de pomba e o Pai anunciando nessa cena majestosa, "Este é meu Filho amado em quem me comprazo" (Mateus 3:17). Jesus mais tarde diz, "Porque eu desci do céu, não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). O Seu desejo de responder às orações dos seus seguidores é "para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14: 13). Ele pede ao Pai para enviar Seu Santo Espírito, sabendo que o Espírito irá fielmente testificar a respeito do Filho que Ele ama, porque "Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma,ninguém conhece os pensamentos de Deus a não ser Espírito de Deus" (1 Coríntios 2: 11). Pai, Filho e Espírito Santo estão em pura unidade. Eles servem um ao outro, amam um ao outro e honram um ao outro. Apesar de iguais, eles se alegram quando o outro é louvado. Apesar de distintos, eles são um, indivisíveis. .E por essa relação ser tão especial - tão representativa da grandeza e do esplendor de Deus - Ele escolheu nos deixar experimentar um aspecto disso. No relacionamento único entre marido e esposa, dois indivíduos distintos estão espiritualmente unidos em "uma só carne" (Gênesis 2:24). E "o que Deus uniu, ninguém o separe" (Marcos 10:9). Na realidade, esse mistério é tão sério - e o amor entre marido e esposa tão entrelaçado e completo - que Deus utiliza a imagem do casamento para explicar o Seu amor pela igreja. A Igreja (a noiva) é mais honrada quando o seu Salvador é adorado e celebrado. Cristo (o noivo), o qual se entregou a si mesmo por ela, é mais honrado quando ele a vê "como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27).Ambos, Cristo e a Igreja, amam e honram um ao outro. Esta é a beleza da unidade.
Marido - O que aconteceria em seu casamento se você se dedicasse em amor, honra e serviço a sua esposa em todas as coisas? O que aconteceria se você determinasse que a preservação da sua unidade com sua mulher é digna de todo o sacrifício e expressão de amor? O que mudaria em seu lar se você tomasse essa abordagem em seu relacionamento como base diária? Esposa - O que aconteceria se você estabelecesse como missão fazer tudo possível para promover proximidade de coração com o seu marido? O que aconteceria se qualquer ameaça a unidade de vocês fosse tratada como veneno, câncer, um inimigo a ser eliminado pelo amor, pela humildade e renúncia? Em que se tornaria o seu casamento se você nunca mais estivesse disposta a ver a unidade de vocês destruída?A unidade da Trindade, como é vista através da história e continuará sendo vista no futuro, é evidência do poder da unidade. Ela é inquebrável. Infinita. E esta é a mesma realidade espiritual que se esconde em seu lar e endereço. Apesar de se apresentar em forma de planejamento de trabalho; visitas médicas e idas ao supermercado, a unidade é o laço eterno que percorre as experiências diárias do que você chama de "seu casamento", dando a ele um propósito para ser defendidopor toda vida. Então, ame este que é parte do seu corpo tanto quanto você. Sirva a
este cuja necessidade não pode ser separada da sua própria necessidade.
Honre este que, quando sobe ao pedestal do seu amor, lhe eleva também aos olhos de Deus, tudo ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 Amor é uma aliança

Existem muitas outras diferenças entre alianças e contratos. Um contrato é geralmente um acordo escrito baseado em desconfiança, traçando as condições e conseqüências caso seja quebrado. Uma aliança é um compromisso verbal baseado na verdade, assegurando a alguém de que a sua promessa é incondicional e boa para a vida. É feita diante de Deus como um ato de amor um pelo outro.Um contrato é para interesse próprio e vem com responsabilidades limitadas. Ele estabelece um período de tempo para a vida útil de certas mercadorias. Uma aliança é para benefício deoutros e vem com responsabilidades ilimitadas. Não tem data.valide. É até que a morte nos separe". Um contrato pode ser quebrado com consentimento mútuo. Uma aliança é planejada para ser inquebrável. A Bíblia contém muitas outras alianças maiores como parte da declarada história do povo de Deus. Deus fez uma aliança com Noé prometendo que a terra nunca mais seria destruída pelas águas de um dilúvio (Gênesis 9:12-17). Ele fez uma aliança com Abraâo prometendo que uma nação inteira de descendentes viria da linhagem da sua família (Gênesis 17: 1-8). Ele fez uma aliança com Moisés declarando que o povo de Israel seria possessão permanente de Deus (Êxodo 19:3-6). Ele fez uma aliança com Davi prometendo que um rei se assentaria em seu trono para sempre (2 Samuel 7:7-16). No final de tudo, Ele fez uma "nova aliança" pelo sangue de Cristo, estabelecendo uma herança interminável e imutável de perdão de pecados e de vida eterna para aqueles que crêem n’Ele (Hebreus 9:15). E nenhuma vez sequer Deus quebrou alguma dessas alianças. E tem o casamento - a aliança mais forte entre duas pessoas na terra, a promessa de um homem e uma mulher de estabelecerem um amor que é incondicional e que dura por toda uma vida. No casamento, o anel representa os votos da aliança - não meras obrigações que você espera cumprir, mas promessas pensadas previamente, declaradas publicamente e testemunhadas por outros. Assim como você leu inúmeras vezes nas páginas desse livro, manter esta aliança não é algo que você pode fazer pelas suas próprias forças. Existe uma razão que explica por que Deus foi o primeiro a estabelecer alianças com Seu povo. Apenas Ele é capaz de cumprir as exigências de Suas próprias promessas. Apenas Ele é capaz de perdoar os que fazem aliança com Ele, mas falham em,manter a sua parte no acordo. Mas o Espírito de Deus está em você em razão da sua fé em Seu Filho e da graça concedida a você em salvação. Isso significa que agora você pode exercitar seu papel de protetor da aliança, não importa o que se levante para desafiar sua fidelidade a ela. Especialmente se o seu cônjuge não está agora no lugar de receber o seu amor, o ato de proteger a aliança pode crescer mais ameaçador com o passar dos dias. Mas o casamento não e um contrato com cláusulas escapatórias e exceções. O casamento é uma aliança projetada para acabar com todos os atalhos de fuga ou retrocesso. Não há nada em todo o mundo que possa separar o que Deus uniu. O seu amor é baseado na aliança. Centenas de anos após o profeta Malaquias ter registrado estas palavras, as pessoas ainda se perguntam por que Deus às vezes retém Sua mão de abençoar suas casas e casamentos. "Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis." (Malaquias 2: 14, 16) Todo casamento é chamado para ser um retrato terreno da aliança celestial de Deus com a igreja. O casamento é para mostrar ao mundo a glória e a beleza do amor incondicional de Deus por nós. Jesus disse, "como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor" (João 15:9). Permita que a Palavra d’Ele o inspire a ser canal do amor de
Deus para o seu cônjuge. A hora é agora, homem ou mulher de Deus, de renovar a sua aliança de amor com toda sinceridade e entrega. O amor é um tesouro sagrado para ser trocado por outro, e um laço muito poderoso para ser quebrado sem conseqüências terríveis. Ligue-se mais uma vez àquele (a) que Deus entregou para você cuidar, apreciar e honrar. A união de vocês está em suas mãos. Seja desafiado a segurá-la e nunca deixá-la acabar.

RSS and News widgets by Feedzilla